Exemplos de iniciativas para melhorar a cidade

Existem já, em Lisboa, alguns exemplos muito bem sucedidos de iniciativas de grupos de cidadãos que se uniram para melhorarem o bairro onde vivem. Conheça esses exemplos e inspire-se para melhorar também a zona onde vive!

Movimento “Os Amigos de São Cristóvão”, um movimento de residentes em na Freguesia de S. Cristóvão pelo melhoramento do bairro onde vivem.

Cuida do Teu Bairro, um movimento de cidadãos da Freguesia dos Anjos que apela à manutenção e preservação do espaço público, em prol de um bairro mais bonito, mais limpo, mais cuidado e mais feliz.

Renovar a Mouraria é uma associação de moradores e amigos da Mouraria com vista ao desenvolvimento urbanístico, social e cultural daquela zona da cidade.

CineConchas, um evento de cinema gratuito ao ar livre iniciado em 2008, organizado pelo Centro Social da Musgueira, o movimento cívico Viver Lisboa (em 2012 substituído pela empresa ÂnimoLeve), e que tem sido incluída nas Festas de Lisboa em colaboração com a EGEAC.

Plantar uma Árvore, uma associação cujo objectivo é desenvolver iniciativas que contribuam para a promoção, conservação e protecção do património natural. O exemplo mais conhecido é a promoção de iniciativas de plantação de árvores em espaços vazios, como as que aconteceram em 2009 em Monsanto e em 2010 na encosta do Casal Ventoso.