LXA Conversa – a rádio do LXAMANHÃ (2ª temporada)

Imagem do artigo

Emissões – 2ª Temporada

62ª Emissão – 18-19.jul.2015

Na última emissão antes das férias de verão, a conversa do LXA foi com a Rosa Casimiro, da Plataforma em Defesa das Árvores. A Rosa explicou-nos quais os objetivos do grupo de cidadãos e entidades que fazem esta plataforma, e falou-nos dos problemas que as árvores da nossa cidade enfrentam – entre eles, a falta de sensibilidade de cidadãos e entidades para os nossos “amigos vegetais”. Para saberem mais, oiçam o programa!

plataforma_defesa_arvores

61ª Emissão – 11-12.jul.2015

Na emissão 61 conversámos com a Isabel Sá da Bandeira e com a Maria João Podgorny, da Associação Aqui Mora Gente. Esta Associação, que resulta de um movimento de moradores dos bairros centrais de Lisboa, tem como objetivo lutar pelo “direito ao sossego” dos moradores desses bairros, que segundo elas se encontra ameaçado pela falta de civismo dos frequentadores da noite nesses bairros. Para saberem mais sobre os problemas destas áreas e sobre o que propõem e pedem os membros desta associação oiçam a entrevista!

aquimoragente

60ª Emissão – 4-5.jul.2015

No sexagésimo LXA Conversa, um programa todo ele gravado fora do estúdio, ficámos a conhecer a missão da Associação dos Tempos Livres de Alfama – a ATLA – uma associação muito importante para um dos bairros mais típicos de Lisboa. Quem nos contou tudo foi a Joana Fialho! Ouçam!

fotografia

59ª Emissão – 13-14.jun.2015

A 59ª emissão foi a emissão do LXA Conversa em que fizemos uma espécie de balanço do evento “No Partilhar (a rua) É Que Está o Ganho”, que organizámos no Parque das Nações em conjunto com os nossos amigos dos projetos: VfabLab, ReUrb, The People Who Share, Conversas, Cicloficina do Oriente, Rés-do-Chão, Lusitos entre outros. Um evento que nos deixou muito contentes pela resultados e pela adesão que teve!

CoverSmall

58ª Emissão – 06-07.jun.2015

Livros, livros e mais livros. Com um cheiro a… Feira do Livro. Este foi o mote do programa nº 58 do LXA Conversa, onde aproveitámos a inauguração da Feira do Livro de Lisboa para falar das nossas memórias da feira, sobre livros em geral e sobre livros sobre Lisboa em particular. Venham ouvir-nos e dêem-os a vossa opinião sobre livros & Lisboa!

livros

57ª Emissão – 30-31.mai.2015

Esta semana tivemos uma simpática conversa com a Ana Paula e a Maria Emília da Refood Telheiras.
O Refood é um projecto a dar cartas em Lisboa e no resto do país, onde o lema é desperdício de comida zero! A missão do projecto Refood é diminuir a fome no ambiente urbano ao dirigir refeições (sobras) directamente às pessoas que passam fome mais próximas das fontes de doações.

refood_telheiras

56ª Emissão – 23-24.mai.2015

Já ouviram falar no Vivo à Troca – Believe? E na Andresa Salgueiro?
A Andresa foi a nossa convidada nesta emissão do LXA Conversa. Com a sua boa disposição contagiante e a sua “loucura saudável”, a Andresa falou-nos sobre as suas experiências de viver à troca – com 1111€ durante 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto. A Andresa acredita num mundo azul, com mais confiança, partilha e altruísmo. Oiçam-na e façam parte deste mundo – porque o que está a dar é believar!

andresa

55ª Emissão – 9-10.mai.2015

Vladimir Vaz é o principal mentor do Gabinete da Cidadania, da Mouraria. Foi com ele que estivemos à conversa no LXA Conversa nº 55.
O Gabinete da Cidadania é uma estrutura inserida na Associação “Renovar a Mouraria” que se dedica a dar apoio jurídico à população daquela zona da cidade nas mais diversas áreas. Foi sobre ele que falámos com o Vladimir, e também sobre os problemas que os números imigrantes da Mouraria enfrentam no seu dia a dia. Houve ainda tempo para conhecer um pouco sobre o Vladimir, o seu percurso pessoal e profissional até à chegada a Lisboa e a sua relação com a cidade. A não perder!

header_GCidadania-800x305

54ª Emissão – 2-3.mai.2015

Na quinquagésima quarta emissão do LXA Conversa falaram-se de novos conceitos ligados à Arte, Arquitectura e Design alinhados com a Modernidade Líquida descrita pelo filósofo sociólogo Zygmunt Bauman. Quem nos trouxe esta nova perspectiva foi João Abreu Valente, um dos fundadores da Associação Arquivo 237. Este espaço na Rua da Rosa, em pleno Bairro Alto, pretende ser um conceito moderno de Arquivo, onde todos os “ficheiros” estão acessíveis para quem os quer ver e aprender com eles. Para saberem mais, só ouvindo a entrevista!

arq_237

53ª Emissão – 25-26.abr.2015

A cultura em Lisboa foi o tema deste LXA Conversa, que contou com um animado debate sobre o tema com dois dos apresentadores de serviço, o Luís e a Marta. Oiçam e enviem-nos as vossas opiniões:

52ª Emissão – 18-19.abr.2015

Nesta edição o LXA Conversa ganhou outra dimensão! Conversamos com duas ótimas conversadoras, as fundadoras do projeto Conversas – A Constança e a Mafalda. As duas contaram como este projeto encantador tomou forma e como já se espalhou por outras cidades, portuguesas e europeias. Neste momento, a Constança vive em Roterdão e a Mafalda nos Açores, mas vieram até ao Miradouro de Monte Agudo para nos contar como tudo começou há três anos atrás. E agora vamos deixar-nos de conversas para vocês ouvirem a entrevista!

lxa_conversas

51ª Emissão – 11-12.abr.2015

Querem saber mais sobre os anos 80? Então oiçam esta emissão, onde a Ana Bigotte e a Giulia Bonali nos deram a conhecer o projeto “Quando Foram os Anos 80?”, onde uma abordagem multi-temática pretende lançar novas luzes sobre este período recente da nossa história. Conheçam mais ouvindo o programa!

anos80

50ª Emissão – 4-5.abr.2015

No quinquagésimo programa estivemos à conversa com António Andrade (Toni para os amigos), que nos falou da situação do sector ferroviário em Portugal e mais especificamente em Lisboa! Por ser emigrante deu-nos ainda o seu testemunho de quem tem muitas saudades da luz de Lisboa! Não percam esta entrevista!

fototoni

49ª Emissão – 28-29.mar.2015

De volta às entrevistas, hoje contámos com a presença do Bernardo Gaeiras do FabLab Lisboa (http://fablablisboa.pt/). O FabLab é um laboratório de fabricação digital e que permite a criação de novos produtos (a baixo custo), propriedade intelectual e negócios. O FabLab pretende ser acessível ao cidadão comum, possibilitando o acesso democrático à inovação, à descoberta e à criatividade. Querem saber mais? Oiçam a nossa emissão!

fablab_logo_gif

48ª Emissão – 21-22.mar.2015

O 48º LXA Conversa não teve entrevista, mas antes um debate sobre os espaços verdes na cidade: Quais os nossos espaços verdes preferidos, e qual o estado geral da cidade em termos de estrutura verde foram alguns dos pontos abordados. Quanto ao resto, tivémos aquilo a que já está habituados: a música escolhida pela nossa companheira Marta Caldeira e as notícias.

47ª Emissão – 14-15.mar.2015

Nesta emissão conversámos com o Prof. Filipe Moura, docente e investigador no Instituto Superior Técnico. Tendo como foco as questões da Mobilidade e do Ambiente, o trabalho deste investigador lisboeta tem-se focado ultitmamente nas deslocações em modos suaves. Por isso, aqui fica uma interessante conversa sobre este (e outros) assuntos!

46ª Emissão – 07-08.mar.2015

Querem ficar a conhecer melhor o nosso membro luso-brasileiro? Então oiçam esta emissão! Nesta conversa, além de conhecermos melhor o Tiago Veras, ficamos a saber também quais são para ele os pontos fortes e fracos de Lisboa, e como se compara a cidade com Brasília! Oiçam que vale a pena!

45ª Emissão – 28.fev-01.Mar.2015

Esta semana tivemos uma simpática conversa com a Inês, a Carmo e a Rita do Sofar Sounds, Songs From A Room, um movimento dedicado a trazer o melhor da musica emergente a um espaço intimista, oferecendo a artistas e amantes da musica a oportunidade de participar e experimentar a magia dos concertos ao vivo.

10922795_380353665471869_627873110860507716_n

44ª Emissão – 21-22.fev.2015

No quadragésimo quarto programa conversámos com a nossa querida colega escoteirinha, a Liliana Magalhães, que nos falou do seu percurso pessoal e profissional até chegar ao LXAMANHÃ. Uma conversa divertida, que nos abriu horizontes e que vai querer ouvir. Para além disso tivemos as habituais músicas, notícias e o inesperado regresso do Mas O Qu’é Isto Pá?!

lili

43ª Emissão – 14-15.fev.2015

No programa 43 estivemos à conversa com a Cândida Rato, que fundou o movimento The People Who Share – Portugal existente desde 2014 no nosso país. Engenheira do Ambiente, a Cândida já morou em vários locais em Portugal e na América Latina, onde ganhou a vontade de partilhar cada vez mais! O The People Who Share é um movimento mundial, iniciado pela Benita Matofska em 2011 no Reino Unido que conta com vários parceiros e iniciativas que se identificam com o conceito.
Este ano a Semana Global da Partilha será de 7 a 13 de Junho, e os preparativos já começaram em Portugal, com várias atividades previstas. Para saber mais, ouçam o programa!

2015-02-12 20.50.22

42ª Emissão – 07-08.fev.2015

No 42º LXA Conversa entrevistámos a Isabel Advirta, Presidente da Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero.
Nesta breve entrevista a Isabel falou-nos de como funciona e das atividades desenvolvidas pela ILGA, e daquilo pelo que a associação luta: “o direito à indiferença”. Falámos também dos principais problemas enfrentados pela comunidade LGBT em Lisboa e do que a associação faz para os minorar.
Na seleção musical tivemos vários premiados com Prémios Arco-Iris, atribuídos pela ILGA como forma de reconhecimento e incentivo a personalidades e/ou instituições que se distinguiram na luta contra a homofobia

ilga

41ª Emissão – 31.jan-01.fev.2015

Mais uma vez sem entrevistado, o programa #41 foi feito com a “prata da casa”, que debateu alegremente a construção em altura em Lisboa.
Motivados pela recente aprovação de um arranha-céus (à escala lisboeta…) para o entroncamento da Av. 5 de Outubro com a Av. Fontes Pereira de Melo, os membros do LXA Conversa debateram de forma os seus pontos de vista, nem sempre coincidentes, sobre este tema que pelos vistos ainda bastante controverso!

torre cidade

40ª Emissão – 24-25.jan.2015

Nas palavras do próprio, o entrevistado deste emissão é um “cidadão de São Bento do Una, Olinda, Recife, Rio de Janeiro, Paris e Lisboa”.
Nos dias 19 e 20 de Janeiro o cantor Alceu Valença, com a Orquestra de Ouro Preto, esteve em digressão pelo Porto e por Lisboa para apresentar o concerto “Valencianas”, e no dia 22, sob a chancela da Chiado Editora, lançou em Lisboa o seu mais recente livro, “O poeta da Madrugada”.
Nesse meio tempo, sobraram alguns minutos para conceder uma grande entrevista ao LXA Conversa. Em ritmo de música, verso e prosa, o repentista navegou pela sua obra para explicar de onde vem a sua relação com a cidade de Lisboa.
Para além da entrevista, o programa apresentou algumas das músicas do concerto, atendeu a um pedido do artista e colocou em dia a pauta de noticias e informações que já vinha atrasada de longa data.

foto_lxaconversa40

39ª Emissão – 17-18.jan.2015

E foi ao trigésimo nono programa que chegou um tema pouco abordado e tão presente na cidade de Lisboa: O cão e o treino animal!

10896172_1537914836491986_2823692183570170707_o

Para nos falar da importância do treino de cães para uma melhor vivência na cidade, a Margarida veio ao LXA Conversa falar-nos do seu projeto Além da Trela (facebook) e como o treino pelo reforço positivo pode marcar a diferença na vida do seu cão e em Lisboa.

38ª Emissão – 10-11.jan.2015

Entrevista à nossa querida colega Joana Ribeiro que nos falou do seu percurso até ao LXAmanhã entre outras coisas. Foi com a prata da casa, que fizemos o 38º programa de mais um LXConversa onde houve espaço para as já habituais músicas e também notícias da nossa LX.
A não perder!

37ª Emissão – 27-28.dez.2014

Última emissão de 2014. Com muito mais música e menos conversa do que habitual, foi uma espécie de balanço do ano e aspirações para 2015.

Oiçam, divirtam-se e entretanto: um ótimo 2015 para todos!

tendencias-2015

36ª Emissão – 20-21.dez.2014

Uma conversa com o José Carvalho, da ARTA – Taberna das Almas
foi o mote para o LXA Conversa #36. Para saberem mais sobre esta Asosciação, que dinamiza várias atividades interessantes no Regueirão dos Anjos, na Freguesia com o mesmo nome, oiçam e partilhem este programa!

arta

35ª Emissão – 13-14.dez.2014

No último LXAConversa tivemos a companhia do Johannes Bouchain, com quem falámos sobre o valor de ter uma rede de elétricos modernos na cidade, e até comparámos essa rede com uma rede de BRT, um sistema de autocarros mais rápidos do que o habitual.
Para saberem mais, só mesmo ouvindo o LXA Conversa, o programa do LXAMANHÃ
Oiçam que vale a pena!

1901_electrico_s_luiz_rossio

34ª Emissão – 6-7.dez.2014

O programa #34 é para todos os telheirenses de gema! Neste programa conversámos com o Luís e o Filipe do Viver Telheiras. Esta equipa dinâmica falou-nos do importante papel desta associação do bairro de Telheiras, que embora seja muito recente já ganhou asas e desenvolve inúmeras atividades. Nesta altura em que nos encontramos e tendo o bairro várias grandes superfícies comerciais, as parcerias locais são fundamentais para a continuação da vida de bairro e promoção do comércio local. É neste contexto que nasce o cartão de fidelização do ‘Comércio de Telheiras’. Para saberem mais, só mesmo ouvindo o programa!

AVT1

33ª Emissão – 29-30.nov.2014

De volta ao formato tradicional, o programa 33 teve para além do debate à volta do tema cidades inteligentes e boas práticas em Lisboa e outras cidades portuguesas, as notícias, as músicas e a tão desejada rubrica ‘Mas o qu’ é isto pá?’. Uma divertida conversa a 3 que vocês não vão querer perder!

SMART_CITIES-300x225

32ª Emissão – 22-23.nov.2014

Esta semana tivemos um programa bastante divertido com a presença do Gonçalo Santos e da Rosa Felix do projecto Cicloficina dos Anjos. Trata-se de uma oficina de bicicletas comunitária, onde cada um pode aprender a arranjar a sua bicicleta e até mesmo construir a sua!!
Vem saber mais sobre o projecto e as suas intencões de expandir o conceito para as universidades lisboetas!

10687352_776052225774149_1059847651145208308_o

31ª Emissão – 15-16.nov.2014

Não, não foi um 31! Foi apenas o programa 31 onde estivémos à conversa com o divertido Nuno Frazão que nos falou do IES – o Instituto do Empreendedorismo Social – e das suas várias actividades.
Para além do seu peixinho, o Nuno falou-nos de vários projetos que o IES ajuda a implementar, tudo para uma sociedade mais justa e equilibrada. A equipa do LXAMANHÃ ficou ainda bastante motivada em participar no Bootcamp que o IES organiza com o INSEAD e em parceria com a Câmara Municipal de Cascais. Para saberem mais, só ouvindo a emissão!

2-1891047-03614c9d351e587cee2acaaba1a409d1

30ª Emissão – 08-09.nov.2014

Na 30ª edição do LXA Conversa não houve entrevista. Em vez disso, debatemos internamente o Placemaking, um conceito interessante que se aplicado com determinação pode mudar as nossas cidades. Para além disso, tivémos as habituais notícias e os “interlúdios musicais”.

29ª Emissão – 01-02.nov.2014

banner

Não, na 29ª edição do LXA Conversa não falámos de bicicletas (!) mas sim de outro tema muito importante para a cidade de Lisboa: a Reabilitação. E para falarmos deste tema, entrevistámos as simpáticas meninas arquitectas do Projeto Rés-do-Chão. Através deste projecto, que já ganhou dois prémios, percebemos como a ocupação dos vários rés-do-chão atualmente vazios de Lisboa pode afectar positivamente as dinâmicas da cidade!

28ª Emissão – 25-26.out.2014

Na 28ª edição do LXA Conversa, uma divertida entrevista com João Barreto (retirámos o Prof. Doutor para termos mais tempo de conversa – sugestão do próprio) sobre o projecto CycleOurCity Lisboa que surgiu de uma tese de mestrado orientada por ele, deu azo a mais um debate aceso sobre as questões da mobilidade com enfoque no uso da bicicleta.

2014-10-22 23.08.06

27ª Emissão – 18-19.out.2014

Afinal, um grupo de cidadãos consegue ou não juntar-se em torno de um objetivo comum e levar os orgãos municipais a olhar para os seus problemas? Como lidam as entidades com este tipo de movimentos? Vale ou não a pena juntarmo-nos, conhecermo-nos e debatermos? Foi isto e muito mais que a Catarina Leal e a Tânia Sousa, da Associação “Pais do Leão”, nos vieram contar no LXA Conversa #27!

2014-10-15 22.59.41

26ª Emissão – 11-12.out.2014

O simpático pessoal do REurb veio conversar com o LXA Conversa na 26ª edição do programa. Esclareceram-nos sobre o Projeto REurb, sobre os seus objetivos e projetos futuros, e sobre como nos podemos apropriar das cidades de forma criativa. Mas para saberem mais oiçam o programa!

2014-10-08 22.45.32

25ª Emissão – 04-05.out.2014

Nesta edição, a arquiteta Paulinha Borba, da Universidade de Brasília (UnB), conversou connosco sobre a forma como as pessoas se apropriam das cidades. Uma conversa animada e bastante informativa sobre os factores que influenciam o comportamento humano no espaço urbano e as diferenças que se verificam entre diversos tipos de cidades, em Portugal e no Brasil.

IMG-20140930-WA0001

24ª Emissão – 27-28.set.2014

O André Duarte era até esta emissão o único membro do LXA Conversa que ainda não tinha sido entrevistado pelos restantes membros, e portanto este foi o dia. Uma entrevista que conduziu por uma interessante comparação entre Lisboa e Delft e a vontade de fazer algo em prol do coletivo. Tudo isto, música e notícias compuseram a 24ª emissão do LXA Conversa.

23ª Emissão – 20-21.set.2014

A 23ª emissão do LXA Conversa contou com um debate sobre o uso abusivo e indevido do espaço público por parte de empresas, que muitas vezes, de forma consciente ou pura e simplesmente por força do hábito, utilizam espaços como passeios e vias de circulação para as mais diversas atividades, como exposição de automóveis em venda (stands), arranjo de viaturas (oficinas), colocação de andaimes (empreiteiros), etc. O que fazer sobre isto? Para além do debate tivémos, claro, as habituais notícias e música.

2014-08-20 14.25.39

22ª Emissão – 13-14.set.2014

Na segunda emissão da temporada 14/15 do LXA Conversa houve uma conversa interessante sobre as diferenças entre a realidade lisboeta e brasileira, mais concretamente de Belo Horizonte, através de uma divertida (mas séria!) conversa com o nosso companheiro brasuca Matheus Oliveira.
Além disso, voltámos a ter a Proposta da Semana (que foi esta: “Tuk tuk para todos”) e muita música à mistura.

21ª Emissão – 06-07.set.2014

No regresso de férias tivémos a visita da Filipa Sacadura e da Luísa Magalhães, da Lisboa E-Nova, que numa animada entrevista nos falaram desta entidade e dos seus projetos, com especial destaque para o Bike to Work, que este ano celebra a sua quarta edição no dia 22 de setembro (mais info aqui).
Tivémos também música e as habituais notícias.
Desejamos a todos um bom regresso de férias. Continuem a ouvir o LXA Conversa e a Rádio Zero!

fotografia 5

Deixe o seu comentário