Primeiros passos para melhorar Lisboa

A melhoria da Lisboa de amanhã pode começar por pequenas ações dos cidadãos de hoje.

Primeiro, faça a sua parte: comece pelos gestos do dia a dia, e convença os seus amigos ou vizinhos sobre a importância de todos fazerem o mesmo:

  • Deposite o seu lixo no local e hora certos, devidamente acondicionado
  • Faça separação do lixo para reciclagem
  • Não deite papeis ou beatas para o chão
  • Quando for passear o seu cão tenha a certeza que não deixa lembranças no chão
  • Estacione o seu carro nos locais adequados, nunca sobre passeios ou passadeiras
  • Promova a limpeza e conservação do edificio onde vive
  • Respeite as regras e exija qualidade no “uso” da cidade, a si e aos outros

Se já faz a sua parte, veja outras formas de melhorar a cidade na nossa página de exemplos. Inspire-se, e junte-se com os seus amigos para melhorarem o bairro onde vivem: pintar uma parede riscada, limpar os passeios, arranjar um canteiro descuidado.

Para melhorar certos aspetos não é preciso ter ideias novas, apenas corrigir erros e manter ou fazer funcionar coisas que já funcionaram melhor. Se conhece algumas destas situações aconselhamos que contacte as entidades responsáveis:

  • A Câmara Municipal de Lisboa desenvolveu uma ferramenta na internet chamada “A Minha Rua” onde pode inserir queixas ou sugestões sobre os problemas da cidade. Conheça essa ferramenta aqui. Se preferir, pode também enviar um e-mail para .
  • Contacte a Junta de Freguesia da sua área de residência. A Junta, mais do que ninguém, deve conhecer a zona e resolver ou contribuir para a resolução dos seus problemas. Veja aqui a lista de contactos das Juntas de Freguesia de Lisboa.
  • Sobre problemas de estacionamento na via pública (apenas nas zonas concessionadas – consulte o mapa das zonas aqui), questões relacionadas parquímetros e tarifação de estacionamento deve contactar a EMEL.
  • Sobre problemas gerais dos transportes públicos contacte a Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa – AMTL, utilizando o formulário existente aqui.
  • Sobre problemas específicos dos vários meios de transporte contacte os respetivos operadores: sobre autocarros e eléctricos fale com a Carris  pelo e-mail ; sobre o metro utilize o formulário disponível no site do Metropolitano de Lisboa ; sobre os comboios e a infra-estrutura ferroviária contacte respetivamente a CP pelo e-mail ou usando este formulário, ou a Refer pelo e-mail .
  • Sobre problemas de atividades ilegais no espaço público contacte a Polícia Municipal de Lisboa pelo e-mail , ou a PSP pelo e-mail ou através do site.
  • Sobre problemas na frente ribeirinha ou relacionados com o porto pode contactar a Administração do Porto de Lisboa pelo e-mail

Podem também participar nas discussões oficiais sobre os planos e projetos em desenvolvimento. Participar pode por vezes parecer frustrante, mas se quer fazer ouvir a sua voz e influenciar os projetos em desenvolvimento é o que deve fazer: veja aqui quais as sessões públicas agendadas e outras formas oficiais de participar.

Finalmente, proponha aqui as suas ideias para melhorar a Lisboa do futuro!